quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Afinal o que é a Terapia Visual?


Existem muitas definições de Terapia Visual, cada uma delas, dada de acordo com a pessoa que a escreve, conforme este seja Oftalmologista, Óptico, Optometrista ou Ortoptista. No entanto todas as elas possuem elementos em comum, e são unânimes em comprovar o sucesso desta práctica na solução de diversos problemas visuais.

Cá vão algumas dessas definições:


"é um tipo de fisioterapia para os músculos dos olhos e cérebro - é um tratamento altamente eficaz pra muitos dos problemas visuais comuns tais como: olho preguiçoso, visão dupla, estrabismo, insuficiência de convergência e algumas dificuldades de leitura e de aprendizagem"


"é um programa de tratamento individualizado, supervisionado e não-cirúrgico, designado de forma a corrigir movimentos anormais e deficiências motoras oculares. As sessões de Terapia Visual incluem mecanismos/procedimentos e exercísios que aumentam a capacidade do cérebro em controlar: alinhamento dos olhos, capacidade de focagem dos olhos, processamento da informação visual..."



"é um regime de tratamentos indivisualizados prescritos a um paciente com o objectivo de: fornecer tratamento médico para uma disfunção visual previamente diagnosticada, prevenir o aparecimento e desenvolvimento de problemas visuais, aumentar a performance visual do paciente de acordo com as suas necessidades do dia-a-dia"

American Optometric Association

"é uma série de tratamentos cujo objectivo é soluccionar diversos tipos de problemas visuais, que não podem ser resolvidos somente pelo uso de óculos ou de lentes de contacto."
http://www.childrensvision.com/


Desta forma e resumindo:


A Terapia Visual é um programa de tratamento individualizado construido para corrigir deficiências oculomotoras, assim como deficiências visuais cognitivas e perceptuais. As sessões de terapia visual, incluem exercísios destinados a aumentar a capacidade do cérebro em controlar:

  • o alinhamento ocular;

  • as capacidades de focagem das imagens;
  • os movimentos oculares e o processamento da informação visual.

Quem pode beneficiar da Terapia Visual?




Podem beneficiar da Terapia Visual, crianças e adultos que possuam:



PROBLEMAS VISUAIS RELACIONADOS COM A APRENDIZAGEM:


Adultos e Crianças que não possuam as capacidades visuais necessárias a uma leitura, escrita e aprendizagem eficaz e rápida, ou seja:

  • dificuldades de focagem e de movimentação ocular;
  • dificuldades na convergência;
  • dificuldades na coordenação olho-mão;

  • dificuldades na memória visual.

PROBLEMAS VISUAIS RELACIONADOS COM MÁ COORDENAÇÃO BINOCULAR:


Para que haja um bom funcionamento da visão, os dois olhos têm de trabalhar em equipa, simultaneamente. Quando isto não se verifica, crianças e adultos podem começar a experienciar dificuldades na realização de certas tarefas como: a leitura, a escrita, dificuldade na avaliação das distâncias...


AMBLIOPIA E ESTRABISMOS:


Adultos e crianças que possuam um olho ambliope (olho preguiçoso) e/ou possuam estrabismo (desvio de um dos olhos) podem beneficiar com a Terapia Visual, pois esta irá permitir o desenvolvimento e o aumento da eficácia visual. Actualmente ja é comprovado a maior taxa de sucesso na reabilitação visual de pacientes com Ambliopia e/ou Estrabismo que fazem Terapia Visual, quando comparado com a cirurgia e o uso de óculos por si só sem a terapia visual.




























2 comentários:

  1. Olá, boa tarde,

    Acabei de tomar conhecimento deste blog, e gostaria de saber se é possivel melhorar a ambliopia que tenho no meu olho esquerdo, em resultado de um estrabismo que foi corrigido quando tinha 3 anos. Actualmente tenho 45 anos, a minha visão lateral com o olho ambliope é bastante razoável, mas o mesmo já não sucede com a visão central.
    Fico a aguardar a sua resposta. O meu mail é spirbras@netcabo.pt

    ResponderEliminar