Como Ortoptista que sou, achei relevante mencionar aqui neste espaço dedicado à Terapia Visual, as competências profissionais dos Ortoptistas e definir um bocadinho o que é a Ortóptica de forma a que se compreenda um pouco mais a formação das pessoas responsáveis pela elaboração dos programas de Terapia Visual.
ORTÓPTICA = ORTHO (direito) + OPTIKOS (olhos)
A palavra ORTÓPTICA provêm da junção das 2 palavras ORTHO e OPTIKOS e que dizer literalmente olhos direitos.
Esta profissão começa a ser reconhecida no nosso país na década de 60 com o início do primeiro curso Superior de Ortóptica, em Fevereiro de 1963.
Perfil Profissional dos Ortoptistas
O profissional de Ortóptica - Ortoptista - identifica, quantifica e qualifica as anomalias da visão e da motilidade ocular. Com base no diagnóstico, define e aplica programas terapêuticos com vista à reabilitação motora e funcional. Desenvolve acções com o fim de potenciar as capacidades visuais dos deficientes grandes ambliopes, de forma a que seja facilitada a sua reabilitação e inserção social com as inerentes repercussões na qualidade de vida.
Realiza exames complementares de exploração funcional anatomofisiológica das estruturas implicadas na visão e intervém na adaptação de lentes de contacto.
As actividades profissionais do Ortoptista caracterizam-se pela forte acção terapêutica, exercida no contacto directo com o doente, o que exige deste profissional capacidade para interpretar e integrar informações de diversas fontes, através do cruzamento de conhecimentos teóricos de anatomia, fisiologia e patologia e do comportamento psicossocial com modelos de intervenção terapêuticos.
O Ortoptista exerce a sua actividade ao nível do diagnóstico, da terapêutica, da reabilitação e promoção da saúde da visão, e pode participar na investigação, na gestão e no ensino.
Adaptados à realidade presente, os ortoptistas de hoje, embora mantendo importante papel no diagnóstico e na terapêutica do estrabismo e na terapia visual - ainda a sua área nobre de actuação, a sua área de excelência, a sua paixão -, colaboram e actuam no âmbito das diferentes áreas complementares da oftalmologia moderna.