sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ortoptista - o profissional

Como Ortoptista que sou, achei relevante mencionar aqui neste espaço dedicado à Terapia Visual, as competências profissionais dos Ortoptistas e definir um bocadinho o que é a Ortóptica de forma a que se compreenda um pouco mais a formação das pessoas responsáveis pela elaboração dos programas de Terapia Visual.


ORTÓPTICA = ORTHO (direito) + OPTIKOS (olhos)


A palavra ORTÓPTICA provêm da junção das 2 palavras ORTHO e OPTIKOS e que dizer literalmente olhos direitos.

Esta profissão começa a ser reconhecida no nosso país na década de 60 com o início do primeiro curso Superior de Ortóptica, em Fevereiro de 1963.


Perfil Profissional dos Ortoptistas


O profissional de Ortóptica - Ortoptista - identifica, quantifica e qualifica as anomalias da visão e da motilidade ocular. Com base no diagnóstico, define e aplica programas terapêuticos com vista à reabilitação motora e funcional.

Desenvolve acções com o fim de potenciar as capacidades visuais dos deficientes grandes ambliopes, de forma a que seja facilitada a sua reabilitação e inserção social com as inerentes repercussões na qualidade de vida.

Realiza exames complementares de exploração funcional anatomofisiológica das estruturas implicadas na visão e intervém na adaptação de lentes de contacto.

As actividades profissionais do Ortoptista caracterizam-se pela forte acção terapêutica, exercida no contacto directo com o doente, o que exige deste profissional capacidade para interpretar e integrar informações de diversas fontes, através do cruzamento de conhecimentos teóricos de anatomia, fisiologia e patologia e do comportamento psicossocial com modelos de intervenção terapêuticos.

O Ortoptista exerce a sua actividade ao nível do diagnóstico, da terapêutica, da reabilitação e promoção da saúde da visão, e pode participar na investigação, na gestão e no ensino.

Adaptados à realidade presente, os ortoptistas de hoje, embora mantendo importante papel no diagnóstico e na terapêutica do estrabismo e na terapia visual - ainda a sua área nobre de actuação, a sua área de excelência, a sua paixão -, colaboram e actuam no âmbito das diferentes áreas complementares da oftalmologia moderna.



1 comentário:

  1. Parabens pelo Blog...

    Tenho pena que não esteja actualizado pois poderia ter grande utilidade na divulgação da Ortóptica como profissão na área da Saúde.

    Principalmente para denunciar a discriminação de que somos alvo actualmente por parte até de instituições ligadas ao Estado que nos criou e regulamentou e parece esquecer-se, ou baralhar-se!

    Continuação de um bom trabalho!

    ResponderEliminar