sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ortoptista - o profissional

Como Ortoptista que sou, achei relevante mencionar aqui neste espaço dedicado à Terapia Visual, as competências profissionais dos Ortoptistas e definir um bocadinho o que é a Ortóptica de forma a que se compreenda um pouco mais a formação das pessoas responsáveis pela elaboração dos programas de Terapia Visual.


ORTÓPTICA = ORTHO (direito) + OPTIKOS (olhos)


A palavra ORTÓPTICA provêm da junção das 2 palavras ORTHO e OPTIKOS e que dizer literalmente olhos direitos.

Esta profissão começa a ser reconhecida no nosso país na década de 60 com o início do primeiro curso Superior de Ortóptica, em Fevereiro de 1963.


Perfil Profissional dos Ortoptistas


O profissional de Ortóptica - Ortoptista - identifica, quantifica e qualifica as anomalias da visão e da motilidade ocular. Com base no diagnóstico, define e aplica programas terapêuticos com vista à reabilitação motora e funcional.

Desenvolve acções com o fim de potenciar as capacidades visuais dos deficientes grandes ambliopes, de forma a que seja facilitada a sua reabilitação e inserção social com as inerentes repercussões na qualidade de vida.

Realiza exames complementares de exploração funcional anatomofisiológica das estruturas implicadas na visão e intervém na adaptação de lentes de contacto.

As actividades profissionais do Ortoptista caracterizam-se pela forte acção terapêutica, exercida no contacto directo com o doente, o que exige deste profissional capacidade para interpretar e integrar informações de diversas fontes, através do cruzamento de conhecimentos teóricos de anatomia, fisiologia e patologia e do comportamento psicossocial com modelos de intervenção terapêuticos.

O Ortoptista exerce a sua actividade ao nível do diagnóstico, da terapêutica, da reabilitação e promoção da saúde da visão, e pode participar na investigação, na gestão e no ensino.

Adaptados à realidade presente, os ortoptistas de hoje, embora mantendo importante papel no diagnóstico e na terapêutica do estrabismo e na terapia visual - ainda a sua área nobre de actuação, a sua área de excelência, a sua paixão -, colaboram e actuam no âmbito das diferentes áreas complementares da oftalmologia moderna.



quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Afinal o que é a Terapia Visual?


Existem muitas definições de Terapia Visual, cada uma delas, dada de acordo com a pessoa que a escreve, conforme este seja Oftalmologista, Óptico, Optometrista ou Ortoptista. No entanto todas as elas possuem elementos em comum, e são unânimes em comprovar o sucesso desta práctica na solução de diversos problemas visuais.

Cá vão algumas dessas definições:


"é um tipo de fisioterapia para os músculos dos olhos e cérebro - é um tratamento altamente eficaz pra muitos dos problemas visuais comuns tais como: olho preguiçoso, visão dupla, estrabismo, insuficiência de convergência e algumas dificuldades de leitura e de aprendizagem"


"é um programa de tratamento individualizado, supervisionado e não-cirúrgico, designado de forma a corrigir movimentos anormais e deficiências motoras oculares. As sessões de Terapia Visual incluem mecanismos/procedimentos e exercísios que aumentam a capacidade do cérebro em controlar: alinhamento dos olhos, capacidade de focagem dos olhos, processamento da informação visual..."



"é um regime de tratamentos indivisualizados prescritos a um paciente com o objectivo de: fornecer tratamento médico para uma disfunção visual previamente diagnosticada, prevenir o aparecimento e desenvolvimento de problemas visuais, aumentar a performance visual do paciente de acordo com as suas necessidades do dia-a-dia"

American Optometric Association

"é uma série de tratamentos cujo objectivo é soluccionar diversos tipos de problemas visuais, que não podem ser resolvidos somente pelo uso de óculos ou de lentes de contacto."
http://www.childrensvision.com/


Desta forma e resumindo:


A Terapia Visual é um programa de tratamento individualizado construido para corrigir deficiências oculomotoras, assim como deficiências visuais cognitivas e perceptuais. As sessões de terapia visual, incluem exercísios destinados a aumentar a capacidade do cérebro em controlar:

  • o alinhamento ocular;

  • as capacidades de focagem das imagens;
  • os movimentos oculares e o processamento da informação visual.

Quem pode beneficiar da Terapia Visual?




Podem beneficiar da Terapia Visual, crianças e adultos que possuam:



PROBLEMAS VISUAIS RELACIONADOS COM A APRENDIZAGEM:


Adultos e Crianças que não possuam as capacidades visuais necessárias a uma leitura, escrita e aprendizagem eficaz e rápida, ou seja:

  • dificuldades de focagem e de movimentação ocular;
  • dificuldades na convergência;
  • dificuldades na coordenação olho-mão;

  • dificuldades na memória visual.

PROBLEMAS VISUAIS RELACIONADOS COM MÁ COORDENAÇÃO BINOCULAR:


Para que haja um bom funcionamento da visão, os dois olhos têm de trabalhar em equipa, simultaneamente. Quando isto não se verifica, crianças e adultos podem começar a experienciar dificuldades na realização de certas tarefas como: a leitura, a escrita, dificuldade na avaliação das distâncias...


AMBLIOPIA E ESTRABISMOS:


Adultos e crianças que possuam um olho ambliope (olho preguiçoso) e/ou possuam estrabismo (desvio de um dos olhos) podem beneficiar com a Terapia Visual, pois esta irá permitir o desenvolvimento e o aumento da eficácia visual. Actualmente ja é comprovado a maior taxa de sucesso na reabilitação visual de pacientes com Ambliopia e/ou Estrabismo que fazem Terapia Visual, quando comparado com a cirurgia e o uso de óculos por si só sem a terapia visual.